sábado, 12 de maio de 2012

Voilà, c'est fini! (I)

Acabou oficialmente, mas já tinha acabado.
O Sporting terminou o campeonato longe da glória que merece e a que lhe reconhecemos o direito (não obstante a vitória desta noite). Mas não era preciso chegarmos à última jornada para sabermos isso. Só o facto de nos encontrarmos a lutar pelo  3º lugar permitia antever que este não seria um campeonato a recordar, certo? Talvez não.

Não pretendo cair no cliché de desculpar a equipa e contentar-me com aquilo que conseguiram alcançar. Não.Também quero sempre que "o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores  da Europa". Porém, à semelhança de vários amigos sportinguistas, estive muito mais desanimada no meio da época do que agora. Poder-se-á perguntar, mas porquê, se em ambos os casos falhámos a glória? Por uma razão simples: agora temos o Esforço ,a Dedicação e a Devoção.

Provavelmente, se a equipa tivesse desenhado uma curva descendente, como aconteceu nas proximidades
geográficas do nosso estádio, a minha opinião seria outra, o meu estado de espírito seria outro. Neste caso, depois de ter visto um Sporting, como já não via há muito tempo (se é que alguma vez tinha visto), sem chama, sem vigor, sem vontade... a chegada do Sá Pinto e a volta que a equipa deu fizeram-me ver cada vitória do SCP como se do Campeonato se tratasse.

Não quero com isto dizer que "agora é que vai ser" , não vamos perder mais. Vamos perder jogos, claro. Mas também vamos ganhar. E uma coisa já vi que se mantém com o Sá em ambos os casos. O amor ao clube. Não é obrigatório ser-se do clube que se treina ou em que  se joga, mas ajuda. A felicidade do Paulinho a abraçar-se ao Sá Pinto quando ganhamos, assim como , as caras tristes quando não atingimos o objectivo fazem-me sentir que estamos todos juntos. Que não somos só nós a ir trabalhar de trombas à 2ª-feira quando o Sporting não ganha ou a incomodar os vizinhos com a nossa felicidade quando marcamos golo. Estamos todos  juntos. Ganhamos e perdemos todos juntos. Peço desculpa pela minha modéstia competitiva mas,  este facto, só por si, enche-me de orgulho e alegria.

Espera-nos agora a Taça de Portugal, que nos pode dar a felicidade de ganhar um troféu mas o orgulho, esse, já cá canta.

Alors sans avoir rien
Que la force d'aimer
Nous aurons dans nos mains
Amis, le monde entier
Jacques Brel "Quand on n'a que l'amour"


2 comentários:

  1. Lindo amiga!...
    "... Nous aurons dans nos mains, amis, le monde entier."
    Aqui para nós, Jacques Brel, era sportinguista...
    Dia 20 lá estaremos. Para vencer...

    Um abraço de esperança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que era, só podia :)

      Esperemos por dia 20.

      Abraço

      Eliminar